sábado, 22 de novembro de 2003

Causa Nossa

Este blogue colectivo não é uma iniciativa de grupo organizado mas sim de um conjunto de pessoas individualmente identificadas, marcado pela independência e diversidade individuais. Seria, aliás, difícil imaginar um grupo mais heterogéneo, quanto ao percurso de vida, formação académica e profissão, itinerário político (ou ausência dele). Reivindicamos por isso uma irredutível liberdade crítica.
Partilhamos algumas ideias e valores fundamentais, identificados com a autonomia pessoal, a liberdade de costumes, o liberalismo político, o pluralismo cultural, a tradição progressista da social-democracia e da esquerda democrática, a construção europeia e a globalização democrática. Alguns de nós têm filiação e militância partidária no PS, outros não têm nem contam vir a ter mas não abdicam de outras formas de intervenção cívica. Queremos contribuir para pensar Portugal e o mundo onde nos inserimos, para além da visão imediata dos calendários políticos e eleitorais.
O nome deste blogue - "Causa Nossa" - resultou do nome de um restaurante de Lisboa, "Casa Nostra", onde, numa tertúlia eventual, surgiu pela primeira vez a ideia de nos lançarmos nesta iniciativa. Mas ele revela também metaforicamente o objectivo que nos move, ao serviço da causa do debate democrático numa perspectiva humanista e progressista. Uma causa nossa que gostaríamos de partilhar com todos os que quiserem juntar-se a nós.
Comprometemo-nos a abrir as nossas portas a todos os contributos que puderem enriquecer essa reflexão. Acolheremos de bom grado novos participantes que compartilhem dos pressupostos e objectivos aqui enunciados.
Respeitaremos os cânones mais exigentes de um espaço público de opinião. Este espaço não pretende ser uma expressão fútil de confessionalismos pessoais nem de proselitismos ideológicos ou políticos. Pretendemos privilegiar a discussão de ideias e a controvérsia dos argumentos. Discutiremos opiniões e atitudes, não atacaremos pessoas. Daremos oportunidade de resposta a quem julgue necessário ou útil usar desse direito.
Queremos ser uma referência na esfera bloguística.

Causa Nossa